Novidades

Por: comKids (Redator)

A CAIXA Cultural apresenta ao público brasileiro a inédita mostra sobre os mais de 30 anos de carreira do premiado diretor e animador uruguaio Walter Tournier. Produzida pela Split Filmes, a mostra reúne uma retrospectiva de curtas, séries e o longa “Selkirk, o Verdadeiro Robinson Crusoé”, primeiro longa em stop motion da América Latina e inédito em circuito comercial no Brasil. A mostra será acompanhada de oficinas e palestras com o próprio diretor e sua diretora de arte, Lala Severi.

Hoje um dos mais respeitados autores de animação da América Latina, Tournier emergiu solitário em um país sem tradição na animação, o Uruguai. Fugitivo da cruel ditadura militar uruguaia, Tournier defende que as agruras da vida sob o regime violento transportam as crianças para um precoce mundo adulto.

Produzir filmes para crianças com responsabilidade cívica e social tornou-se sua principal motivação, desde o período que esteve exilado no Peru, quando descobriu a escultura e o cinema. Consagrado na técnica de stop motion, sua carreira inicia-se em 1973, com o curta “Na selva há muito por fazer”. Desde então, esteve à frente de diversas e premiadas produções que marcaram crianças em países de língua espanhola. O curta-metragem “Nosso pequeno paraíso” foi elencado no ano de 2000 pelo celebrado festival de animação de Annecy uma das animações mais importantes do século XX.

Embora prestigiado internacionalmente, a obra do vizinho uruguaio é pouco difundida no Brasil. A mostra “Tournier em movimento: A expressão da animação uruguaia” busca reparar esse equívoco e aproximar o autor do público brasileiro, de modo que a força do seu trabalho conquiste o merecido espaço além-fronteira.

A mostra acontecerá em São Paulo de 03 a 07 de julho, no Rio de Janeiro de 10 a 14 de julho e em Brasília de 17 a 21 de julho de 2013. Na CAIXA Cultural de cada cidade.

Maiores informações: http://www.tournieremmovimento.com.br/BS/home/home_BS.html

Realização: Split Filmes
Patrocínio CAIXA e Governo Federal