Colunista

Aldana Duhalde

Por: Aldana Duhalde

Produtores, jornalistas, roteiristas e realizadores estão, nesse momento, reunidos em São Paulo. Um novo desafio os une: desenvolver um noticiário para crianças.

FullSizeRender

divulgação

Free Press Unlimited, a ONG holandesa defensora do acesso ilimitado à informação, em aliança com a TV Cultura SP, oferecem a um grupo de profissionais de TV’s educativas e culturais de diferentes Estados do Brasil e da América Latina uma oportunidade para pensar e repensar o que significa “a notícia” desde a perspectiva da infância.
Para que serve, como se faz, de que modo conseguimos que os meninos e as meninas estejam realmente no centro de um noticiário feito à sua medida. Um noticiário que complemente a informação que lhes invade desde as múltiplas telas, rádios e publicações e que na maioria dos casos não foi projetada especificamente para eles.
Com o lema “People deserve to know” (“As pessoas merecem saber”, trad. livre), o que se deseja é contextualizar os conteúdos que surgem da realidade e saber quais informações são as relevantes para essa audiência dentro do mar de notícias que recebemos todos os dias.
Pensar nos meninos e meninas, desde a sua perspectiva, conjuntamente com eles, segue sendo “a receita”, mas desta vez o desafio é a atualidade. A construção da notícia com a sua complexidade e com a sua urgência. Como se podem incluir as crianças nesse vital exercício de contar a realidade desde contextos e perspectivas diferentes? Uma questão-chave que guia o training durante toda essa semana.

FullSizeRender_2

divulgação

O formato deve ser adequado e divertido, mas ao mesmo tempo, deve levar em conta a responsabilidade que essas mensagens implicam, compondo um mosaico de opiniões variadas e confiáveis na qual meninos e meninas serão a fonte principal.
A intenção da oficina é juntar a nossa região à WADADA, a rede de notícias coordenada pelo especialista Jan-Willem Bult, dedicado há mais de uma década ao desenvolvimento de mídia de qualidade em nosso continente.
A partir de agora, essa iniciativa buscará na América Latina a sua identidade. Mas, uma vez mais, chegar à meta dependerá de cada país, cada canal, cada produtor, da vontade política e da paixão por brindar às crianças o espaço cuidado e atraente que merecem. Um espaço onde as suas vozes possam circular livremente.

A parceria entre a TV Cultura e a Wadada Kids News Network foi firmada em meio ao evento do comKids Primeira Infância, em setembro de 2014.

 Aldana Duhalde, da TV Cultura, São Paulo, Brasil. Especialmente para o comKids.

 

 

 

 

Compartilhe:

   
Aldana Duhalde
Aldana Duhalde

Formada em comunicação social, Aldana é jornalista, realizadora, docente e consultora independente de produções para crianças.